ATIVIDADES

 

Em consonância com a Proposta Pedagógica o CENTRO EDUCACIONAL SÃO CARLOS trabalha redimensionando o conceito de Educação, fazendo com que os valores e princípios não se distanciem da prática, propondo atividades diversas nas quais o jovem possa atuar de forma participativa na comunidade onde está inserido.
 

SEMANA CULTURAL / GINCANA DO SABER

Essas atividades tem por objetivo aprofundarem os conteúdos e temas desenvolvidos em sala de aula, oferecendo ao aluno diferentes possibilidades de aprendizagem: contextualização, interdisciplinaridade , flexibilidade e problematização.

FESTIVAL FOLCLÓRICO

Organizado pelo CENTRO EDUCACIONAL SÃO CARLOS em parceria com a Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo, realiza todo ano o FESTIVAL DE FOLCLORE INTERNACIONAL

A proposta consiste no intercâmbio cultural entre países, trabalha a cultura da paz entre os povos como propõe a UNESCO.

A ABRASOFFA, (Associação Brasileira dos organizadores de Festivais de Folclore e Artesanato) da qual D. Terezinha Pasqualini Miquilim é delegada Regional, é filiada á IOV(Organização Internacional de Folclore)também presidida nacionalmente por ela e objetiva transformar São Bernardo num grande pólo de paz e de cultura popular.

Artes

O objetivo é desenvolver nos alunos o conhecimento estético e a competência artística. Na proposta está a concepção de arte como uma linguagem, ou seja, como forma de o homem expressar e comunicar significados através de um sistema simbólico usado artisticamente. O aluno aprende a "ler"e a "escrever" em várias linguagens de arte, ampliando assim sua leitura do mundo.

PROGRAMA DE PROJETO VIDA (PV)

No decurso do ano letivo e dentro do conteúdo programático o São Carlos desenvolve o Programa de P.V. (Projeto Vida) e em parceria com Lions Clube de Leões de São Bernardo do Campo nas séries:7º e 8º anos do Ensino Fundamental, buscando dar aos alunos uma educação mais completa através do enfoque aos valores morais éticos, valorizando-se as virtudes em detrimento dos vícios. Esse projeto é desenvolvido com todos os alunos da Escola desde a Educação Infantil até o último ano do Ensino Médio, de forma ecumênica sem se prender a nenhum credo religioso.

GRUPO G.R. (Ginástica Rítmica)

Para alunas de 05 a 15 anos de idade; é uma modalidade esportiva de muita aceitação no contexto escolar.
Apresenta-se nos jogos escolares do Município de S. B.do Campo e nos festivais e campeonatos propostos pela Federação Paulista de G.R.
 

GRUPO REMELEXO

Criado em 1995 pela CENTRO EDUCACIONAL SÃO CARLOS tem como objetivo a preservação e o desenvolvimento entre os alunos dos principais ritmos folclóricos do Brasil. O Grupo Remelexo tem viajado pela América do Sul e Europa participando de FESTIVAIS INTERNACIONAIS DO FOLCLORE.

Seus espetáculos são contagiantes, coloridos e alegres, envolvendo seus espectadores nos ritmos quentes brasileiros, mostrando nossa raça e miscigenação étnica.

É composto de banda onde predominam os instrumentos de percussão e corpo de baile com jovens que dançam o samba, frevo e outros bailados do nosso folclore. Os componentes são alunos e ex-alunos do Centro Educacional São Carlos.

Na excursão pela Itália o Grupo teve a oportunidade de conhecer muitas cidade italianas de grande cultura e arte como: Roma e Veneza, entraram em contato com os grupos folclóricos do mundo inteiro proporcionando um intercâmbio cultural de inestimável valor. O Grupo Remelexo na Itália apresentou cerca de 50 Shows e viajou de Milão à Atina visitando aproximadamente 30 cidades.




GRUPO DE PROJEÇÕES FOLCLÓRICAS SEMENTES DO BRASIL

Tem como objetivo pesquisar e divulgar a cultura popular brasileira através das danças e da música.
 




PROGRAMA DE APOIO PEDAGÓGICO

Aguardem Mudanças para 2014!

TREINAMENTOS ESPORTIVOS

O Colégio SÃO CARLOS oferece aos seus alunos, através da atividade esportiva, um bom meio para se obter uma condição física saudável.

  

INTEGRAÇÃO ESCOLA - COMUNIDADE

O Colégio SÃO CARLOS é uma Instituição que está sempre presente na comunidade dando à mesma sua contribuição positiva.
Além das atividades acima mencionadas, desenvolve ainda comemorações e eventos trazendo a comunidade até a Escola;

São elas:

Feira de Robótica;
Semana Cultural;
Festa Junina;
Gincana do Saber;
Confraternização Esportiva (jogos entre pais e filhos, professores e alunos).
Oficinas especiais para pais, mães e filhos.
Formaturas : Ensinos Fundamental e Médio.